Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências científicas clínicas entre o novo coronavírus e a hipertensão arterial: uma revisão integrativa / Evidencia científica clínica entre el nuevo Coronavirus y la hipertensión arterial: una revisión integradora / Clinic scientific evidence between the new coronavirus and arterial hypertension: an integrative review

Silva, Micaelle de Sousa; Pinheiro, Felipe Sebastião Gonçalves; Higino, Kessia Luanna da Silva; Santos, Agostinho Porfirio dos; Santos, Rosely Leyliane dos.
J. nurs. health ; 10(4): 20104035, abr.2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1145277

Objetivo:

descrever as evidências clínicas do Novo Coronavírus em pacientes com Hipertensão Arterial.

Método:

revisão integrativa da literatura, com levantamentos de artigos em bibliotecas virtuais. Os critérios de inclusão foram responder à pergunta norteadora, estarem disponíveis na íntegra, serem estudos primários e terem sido publicados no último ano (2019-2020).

Resultados:

evidenciou-se que pacientes hipertensos infectados pelo novo coronavírus apresentaram níveis baixos de linfócitos, possuíram números maiores de receptores para Enzima Angiotensina II e que o uso dos anti-hipertensivos não interfere na evolução da infecção.

Conclusão:

a relação entre as duas patologias é devida ao grande número de receptores para Enzima Angiotensina II, baixo número de linfócitos e que os estudos recomendaram não ser necessário a interrupção do tratamento anti-hipertensivo em pacientes com o Coronavírus. A discussão é pertinente para o desenvolvimento de melhores métodos de tratamento e assistência aos pacientes.(AU)
Biblioteca responsável: BR1060.1