Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexividade do sensível e do cuidado à família no contexto da saúde mental / Reflexivity of the sensitive and family care in the context of mental health / Reflexividad de lo sensible y de la atención familiar en el contexto de la salud mental

Carvalho, Patricia Anjos Lima de; Santos, Vanessa Thamyris Carvalho dos; Soares, Ricardo Henrique; Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira de; Fornasier, Rafael Cerqueira; Sena, Edite Lago da Silva.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e53264, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1145832

Objetivo:

descrever a experiência de famílias que vivenciam o sofrimento mental em dispositivos existenciais presentes no território.

Método:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa, fundamentado na fenomenologia de Merleau-Ponty. Com aprovação do comitê de ética em pesquisa, o estudo foi desenvolvido entre julho de 2017 e junho de 2018 em um município da Bahia, Brasil, com a participação de dez famílias, representadas por 24 pessoas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas fenomenológicas e rodas de intersubjetividade, tendo sido analisados pela técnica analítica da ambiguidade.

Resultados:

as descrições foram categorizadas em família como lugar de re(construção) de virtudes relacionais e liberdade como dispositivo existencial de cuidado.

Conclusão:

o estudo demostrou o potencial da família para se constituir como espaço de promoção de virtudes e fortalecimento de vínculos; e ressaltou a importância da construção e valorização de experiências dialógicas, a exemplo das rodas de intersubjetividade, que se mostraram como relevante estratégia de cuidado em saúde mental.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1