Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde indígena no contexto da Amazônia Legal / Indigenous health in the context of the Legal Amazon / La salud indígena en el contexto de la Amazonía Legal

Gomes, Vanessa de Oliveira; Reis, Deyvylan Araujo; Costa, Ana Maria Souza da; Silva , Esmael Marinho da; Lobato, Tatiana Caroline Lima.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-20], jan. 2021. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1147315

Objetivo:

conhecer as evidências científicas na literatura nacional sobre a saúde indígena no contexto da Amazônia Legal.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa de literatura. Encontraram-se, após a pesquisa nas bases de dados LILACS e BDENF e na Biblioteca Virtual SciELO, 99 artigos, dos quais dez atenderam aos critérios de inclusão. Utilizaramse os descritores 'saúde das populações indígenas', 'serviço de saúde indígena' e 'assistência aos índios', além do cruzamento dos Descritores em Ciências da Saúde combinados com o uso do operador booleano AND "saúde indígena" AND "Amazônia" e "comunidade indígena" AND "saúde".

Resultados:

destacaram-se, na análise, os estados do Amazonas e Mato Grosso em relação aos estudos selecionados de abordagem quantitativa. Publicou-se a maioria na revista Caderno Saúde Pública, sendo 26 com autoria de doutores.

Conclusão:

constatou-se a necessidade de novos estudos sobre a saúde indígena na Amazônia Legal com o intuito de se conhecer as adversidades enfrentadas por essas populações.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1