Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores perinatais associados ao desconforto respiratório do recém-nascido / Factores perinatales asociados con malestar respiratorio en el recién nacido / Perinatal factors associated with respiratory discomfort in the newborn

Bernardino, Fabiane Blanco Silva; Rodrigues, Danielly Silva; Santos, Millena Mikaella Sousa; Tanaka, Mariana Camargo; Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 10(1): 3690, out. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1147608

Objetivo:

Analisar a prevalência e fatores perinatais associados ao desconforto respiratório em neonatosinternados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em Cuiabá, Mato Grosso.

Método:

Estudo transversal, analítico, retrospectivo, com coleta dos dados entre os meses de outubro e dezembro de 2019, em 844 prontuários de recém-nascidos internados entre 2014 e 2018. Utilizou-se a Regressão de Poisson, considerando significância de 0,05 (p<0,05).

Resultados:

do total de neonatos, 49,05% foram diagnosticados com desconforto respiratório. A prevalência da doença foi 60% maior entre os pré-termos, 36% maior entre os que apresentaram histórico de uso materno de esteroide antenatal e 25% maior entre os de baixo peso ao nascer. Observou-se, ainda, que a prevalência do uso de capacete de oxigênio, pressão positiva contínua nas vias aéreas e dieta parenteral foi 91%, 89% e 18% maior entre os neonatos com a doença. No entanto, o uso de fórmulas e leite materno em neonatos com desconforto respiratório foi 85% e 62% menor do que os neonatos que não apresentavam tal condição.

Conclusão:

Indica-se maior atenção da equipe de saúde e gestores, uma vez que o conhecimento desses fatores poderá auxiliá-los no planejamento de ações para consolidação da rede de atenção perinatal, com reestruturação e qualificação dos processos assistenciais no pré-natal, parto e nascimento(AU)
Biblioteca responsável: BR1259.1
Localização: BR1259.1