Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Emotional labor in pediatric nursing considering the repercussions of covid-19 in childhood and adolescence / Trabajo emocional en enfermería pediátrica en vista de las repercusiones del COVID-19 en infancia y adolescência / O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência

Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de; Costa, Ana Inês Lourenço da; Diogo, Paula Manuela Jorge; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz.
Rev. gaúch. enferm ; 42(spe): e20200217, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1156671
RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre o trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência.

Método:

Reflexão embasada em aspectos teóricos e evidências científicas do trabalho emocional em enfermagem pediátrica.

Resultados:

Diante das repercussões da COVID-19 em crianças e adolescentes, cabe ao enfermeiro reconhecê-las e nutrir o cuidado não traumático e afetuoso. No entanto, observam-se implicações das medidas de controle da doença na forma de cuidar. Nesta conjuntura, o trabalho emocional torna-se essencial à medida que orienta a gestão das emoções da criança e família, associadas ao sofrimento causado pela pandemia e à experiência emocional do enfermeiro ao cuidar.

Conclusão:

O trabalho emocional é imprescindível em pediatria, sobretudo em um momento estressante como o de pandemia, o qual requer a transformação positiva das vivências intensas e perturbadoras das pessoas em interação para o alcance do bem-estar psicossocial.
Biblioteca responsável: BR1.1