Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da consulta de enfermagem em pré-operatório às mulheres com câncer de mama / Systematization of pre-operating nursing consultation to women with breast cancer

Trescher, Giovanna Paola; Amante, Lúcia Nazareth; Rosa, Luciana Martins da; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Miranda, Gisele Martins; Santos, Maristela Jeci Dos; Zuanazzi, Eloisa Cesa; Mohr, Helena Sophia Strauss.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(5): 40-47, dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1177105

Objetivo:

Elaborar um modelo para consulta de enfermagem informatizada de pré-operatório de mulheres com câncer de mama no ambulatório do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON).

Método:

Estudo metodológico realizado em Santa Catarina (Brasil). A coleta de dados consistiu em entrevistas semiestruturadas com 18 mulheres com câncer de mama em período cirúrgico e 13 enfermeiros, submetidas à análise temática; revisão narrativa da literatura; e mapeamento cruzado destes achados com os registros eletrônicos e taxonomia adotados no cenário.

Resultados:

Emergiram três categorias temáticas Conhecendo as necessidades biopsicossociais das mulheres diagnosticadas com câncer de mama; Identificando as necessidades educativas das mulheres submetidas à ressecção do câncer de mama e Analisando as demandas das pacientes e profissionais sobre os aspectos institucionais. Concluído o mapeamento cruzado, construiu-se o modelo da consulta, incluindo registros eletrônicos das etapas do processo de enfermagem, sendo disponibilizados 17 diagnósticos, 22 resultados e 39 intervenções de enfermagem.

Conclusão:

O modelo construído contribui para uma linguagem padronizada e científica dos enfermeiros, permitindo o pensamento crítico e facilitando a tomada de decisão. Consequentemente, a mulher submetida à ressecção do tumor de mama receberá atenção adequada, nos aspectos físico, emocional, social e profissional. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2