Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cultura de segurança do paciente na perspectiva da equipe multiprofissional: uma revisão integrativa / Patient safety culture from the perspective of the multiprofessional team: an integrative review / Cultura de seguridad del paciente en la perspectiva del equipo multiprofesional: uma revision integrativa

Alves, Daiane Fernanda Brigo; Lorenzini, Elisiane; Cavalheiro, Karina Andressa; Schmidt, Catiele Raquel; Dal Pai, Sandra; Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 13: 836-842, jan.-dez. 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1222519

Objetivo:

Identificar a produção científica sobre cultura de segurança do paciente em âmbito hospitalar na perspectiva da equipe multiprofissional.

Método:

revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, PubMed, WoS e Scopus, em português, inglês e espanhol.

Resultados:

foram localizadas 12 publicações, que concentraram-se entre os anos de 2004 e 2016. A análise dos estudos permitiu identificar que o clima de segurança ainda é frágil na maioria das instituições avaliadas. Dentre as estratégias para gerar melhorias na cultura de segurança, destacaram-se os programas de treinamento, comunicação aberta no ambiente de trabalho, notificação de eventos adversos e resposta não punitiva ao erro. Evidenciaram-se como potencialidades as dimensões aprendizado organizacional para a melhoria contínua e trabalho em equipe dentro das unidades.

Conclusão:

poucos estudos incluíram todos os profissionais para realizar a análise da cultura de segurança do paciente em âmbito hospitalar, apesar da sua relevância para a promoção do cuidado seguro
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1