Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os impactos da hospitalização neonatal para mães de recém-nascidos / The impacts of hospitalization for mothers of newborns / Los impactos de la hospitalización neonatal para las madres de recién nacidos

Santos, Isabela Barros Cordeiro dos; Santos, Pollyana Flausino Caixeta dos; Ribeiro, Leila Batista; Silva, Danielle Ferreira.
REVISA (Online) ; 10(2): 386-378, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1224583

Objetivo:

Analisar os impactos da hospitalização neonatal em UTI para as mães de recémnascidos.

Método:

Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se perguntas feitas de maneira virtual através de um questionário com 13 perguntas, aplicado por meio da plataforma digital Google Forms. As participantes foram mães de recém-nascidos que estiveram ou que estão hospitalizados em UTIN. Para análise de dados utilizou-se a compilação dos dados que posteriormente foram agrupados por afinidade e apresentados no relatório final em gráficos e dados discursivos.

Resultados:

A discussão foi construída com 10 categorias, sendo algumas delas o tratamento humanizado dos profissionais na UTIN, a visão que as mães têm da UTIN antes e depois da hospitalização, os impactos que a hospitalização geram na vida das mães, os sentimentos das mães ao vivenciarem essa experiência, compartilhamento de informações da UTIN para as mães.

Conclusão:

O presente estudo deixa evidências de que a hospitalização é um período doloroso para as mães, onde há um grande número de transtornos psicológicos como consequência, há também uma necessidade de humanização de forma integral, além do estímulo, compartilhamento de informações e principalmente empatia dos profissionais que atuam nessa área.
Biblioteca responsável: BR2040.1