Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências de homens idosos acerca do acometimento por infarto agudo do miocárdio / Vivencias de hombres ancianos sobre el acometimiento de infarto agudo de miocardio / Experiences of elderly men regarding acute myocardial infarction

Sousa, Anderson Reis de; Silva, Andrey Ferreira da; Estrela, Fernanda Matheus; Magalhães, Júlia Renata Fernandes de; Oliveira, Milena Arão da Silva; Mota, Tilson Nunes; Teixeira, Jules Ramon Brito; Escobar, Oscar Javier Vergara.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE00902, 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1248522
Resumo

Objetivo:

Analisar as vivências masculinas de idosos em relação ao infarto agudo do miocárdio antes, durante e depois do diagnóstico clínico.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em dois hospitais localizados no município de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Os participantes foram homens idosos com diagnóstico médico confirmado para infarto agudo do miocárdio. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica da entrevista, guiada por um roteiro semiestruturado. Todas as falas foram gravadas mediante autorização, transcritas na íntegra e sistematizadas através do Discurso do Sujeito Coletivo. A interpretação dos dados respaldou-se na literatura científica acerca do infarto agudo do miocárdio e no referencial teórico de gênero, a partir da perspectiva da masculinidade hegemônica.

Resultados:

O Discurso do Sujeito Coletivo evidenciou que as vivências dos homens idosos em relação ao infarto agudo do miocárdio antes, durante e depois do diagnóstico estiveram impregnadas por marcadores da masculinidade hegemônica, os quais os impediram de reconhecer a gravidade dos sinais e sintomas e a necessidade de buscar pelo cuidado. As falas revelam que todo o processo de adoecimento e terapêutica pós-diagnóstico foi marcado por conflitos emocionais, visto que os idosos tiveram que adotar mudanças no estilo de vida e reconhecer a sua vulnerabilidade.

Conclusão:

Os achados despontam para a relevância dos profissionais de saúde compreenderem e considerarem os marcadores de gênero durante as ações de prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, tendo em vista que estes influenciam fortemente no cuidado à saúde dos homens idosos.
Biblioteca responsável: BR1.2