Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussões da prática educativa no autocuidado e manejo do Diabetes Mellitus tipo 1 na infância / Repercusiones de la práctica educativa sobre el autocuidado y manejo de la Diabetes Mellitus tipo 1 en la infancia / Effects of educational practice on self-care and management of Type 1 Diabetes Mellitus in childhood

Hermes, Thaís Schmidt Vitali; Rodrigues, Rosa Maria; Fonseca, Luciana Mara Monti; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; Conterno, Solange de Fátima Reis; Viera, Claudia Silveira.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e50, 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1253967

Objetivo:

apresentar as repercussões de uma prática de educação em saúde para o autocuidado e manejo da Diabetes Mellitus tipo 1 entre crianças.

Método:

estudo qualitativo com grupo focal e descrição do perfil glicêmico das crianças. As atividades de educação em saúde, lúdica e com cartilha educativa, foram desenvolvidas com quatro crianças com diabetes e seus familiares, em ambulatório de hospital universitário. Análise de conteúdo do tipo temática.

Resultados:

a atividade física mostrou-se como alternativa eficaz para prática de autocuidado, porém, houve resistência à adoção de hábitos alimentares direcionados ao diabetes, relacionados ao controle glicêmico inadequado e aumento de complicações. Observou-se mudanças no manejo da doença comparando-se o antes e após as atividades educativas.

Conclusões:

recursos lúdicos e cartilha educativa repercutiram positivamente no manejo da família e no autocuidado da criança com Diabetes Mellitus.
Biblioteca responsável: BR568.1