Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

(In)Visibilidade do usuário-trabalhador na interação com profissionais de saúde no contexto de uma Unidade de Saúde da Família / (In)visibility of service user-workers in the interaction with health care professionals in the context of a family health center / (In)Visibilidad del usuario-trabajador en la interacción con profesionales de salud en el contexto de una unidad de salud de la familia

Andrade, Andréa Garboggini Melo; Neves, Robson da Fonseca; Carvalho, Rita de Cássia Peralta; Dias, Elizabeth Costa; Lima, Mônica Angelim Gomes de.
Interface (Botucatu, Online) ; 25: e200700, 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1279230
Buscou-se compreender como demandas de saúde relacionadas ao trabalho aparecem na interação usuário (trabalhador) - profissionais de Saúde da Família e repercutem sobre o cuidado. Adotou-se a perspectiva etnográfica para produção de dados com registro em diário de campo dos atendimentos observados, entrevistas situadas e semiestruturadas. O trabalhador tornou-se visível para os profissionais por meio de pedidos formais, manifestações clínicas, vínculo estabelecido e perfil do usuário. Nos atendimentos foram observadas respostas orientadas pela queixa clínica e lacunas na coordenação do cuidado. A (in)visibilidade do trabalhador no contexto dos atendimentos apareceu articulada e em camadas, abrangendo aspectos do indivíduo, processo de trabalho e da proteção social. Compreender essas sobreposições no cuidado aos trabalhadores na Atenção Primária pode contribuir para qualificar e ampliar a resolutividade da Atenção à Saúde no Sistema Público de Saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR33.1