Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trend and factors associated with Tuberculosis-Diabetes Mellitus comorbidity in a Northeastern Brazilian municipality / Tendencia y factores relacionados a la comorbilidad tuberculosis-diabetes mellitus en un municipio del Nordeste brasileño / Tendência e fatores associados à comorbidade tuberculose-diabetes mellitus em um município do Nordeste brasileiro

Sousa, Giana Gislanne da Silva de; Pascoal, Lívia Maia; Costa, Ana Cristina Pereira de Jesus; Santos, Floriacy Stabnow; Santos, Leonardo Hunaldo dos; Arcêncio, Ricardo Alexandre; Santos Neto, Marcelino.
Rev. bras. enferm ; 74(3): e20201238, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279916
RESUMO Objetivos: identificar a tendência e os fatores associados à comorbidade tuberculose-diabetes mellitus em Imperatriz, Maranhão. Métodos: estudo epidemiológico de séries temporais, realizado em um município do Nordeste brasileiro. A população foi constituída pelos casos de tuberculose com agravo associado ao diabetes mellitus notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação entre 2009 e 2018. Determinou-se a prevalência e tendência da comorbidade utilizando regressões de Prais Winsten. Para identificar os fatores associados, empregou-se regressão de Poisson. Resultados: a prevalência variou de 3,23% em 2014 para 19,51% em 2018, com média de 11,5% para o período, apresentando tendência crescente. As faixas etárias de 30 a 59 anos e ≥ 60 anos, escolaridade < 8 anos e forma clínica da tuberculose pulmonar foram fatores de risco para a comorbidade. Conclusões: a tendência crescente da comorbidade e seus fatores associados alertam para a necessidade de aperfeiçoamento do atendimento nos níveis de atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1