Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanização no cuidado em saúde mental: compreensões dos enfermeiros / Humanization in mental health care: nurses' understandings / Humanización en la atención de la salud mental: comprensión de las enfermeras

Lima, Deivson Wendell da Costa; Paixão, Ana Karla Ramalho; Bezerra, Kelianny Pinheiro; Freitas, Rodrigo Jácob Moreira de; Azevedo, Lívia Dayane Sousa; Morais, Fátima Raquel Rosado.
SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog ; 17(1): 58-65, jan.-mar. 2021. ilus
Artigo em Português | Index Psi Periódicos Técnico-Científicos, LILACS | ID: biblio-1280641

OBJETIVO:

conhecer as compreensões dos enfermeiros sobre humanização no cuidado em saúde mental.

MÉTODO:

trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 12 enfermeiros em um hospital psiquiátrico do interior do Nordeste, Brasil, no período de setembro de 2014 a março de 2015. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, observação não participante e observação dos registros de Enfermagem, analisando-os a partir da Análise de Conteúdo de Bardin.

RESULTADOS:

emergiram quatro categorias acolhimento, autonomia, protagonismo e corresponsabilidade. O cuidado humanizado aparece atrelado ao modelo manicomial, culminando em práticas focadas no uso da medicação, ações desarticuladas e sem participação do paciente no tratamento. A percepção da humanização é de dificuldade de atenção às pessoas em crises psíquicas, o que inviabiliza a produção do cuidado integral.

CONCLUSÃO:

o estudo contribui para a reflexão do cuidado de Enfermagem em saúde mental onde é preciso modificar as relações que o discurso biomédico mantém com os que buscam uma prática humanizada.
Biblioteca responsável: BR26.1