Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios no atendimento à saúde da criança por médicos da Estratégia de Saúde da Família / Challenges in children's health care by physicians in the Family Health Strategy / Desafíos en la atención a la salud infantil por médicos de la Estrategia de Salud de la Familia

Pfeilsticker, Francis Jardim; Silva, Everton Edjar Atadeu da; Hattori, Wallisen Tadashi; Quintino, Sara Toledo.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 16(43): 2634, 20210126. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1282455

Introdução:

O atendimento em Saúde da Criança por médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) fundamenta-se em recomendações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Objetivo:

Identificar as dificuldades dos médicos da ESF para ofertarem assistência em Saúde da Criança no município de Patos de Minas/MG, já que a assistência na Atenção Básica (AB) é prestada pela ESF em quase todo o território neste município.

Métodos:

Foi aplicado questionário estruturado aos 42 médicos que atuam na ESF, com questões específicas relacionadas ao perfil profissional e da equipe da ESF e quanto às ações em Saúde da Criança na anamnese, exame físico, exames laboratoriais e orientações.

Resultados:

Responderam ao questionário 32 médicos (76%). O principal motivo para estarem na ESF foi o interesse pelo trabalho na AB (78%). As dificuldades mais frequentes relacionadas à equipe foram a falta de realização dos grupos de puericultura (41%) e a ausência da puericultura compartilhada com o enfermeiro (41%). Apontaram que as habilidades clínicas e a abordagem familiar são fatores que dificultam a realização da consulta de puericultura. As dificuldades apresentadas pelos médicos foram quanto às habilidades no exame físico do recém-nascido, principalmente exame dos olhos (59%), audição (63%) e avaliação neurológica (53%). Dentre os testes oftalmológicos a dificuldade variou de 69% para acuidade visual até 94% para o teste de cobertura. Dificuldades relacionadas à estrutura física inadequada e/ou inexistência de equipamento ocorreram para a realização do Teste do Olhinho (34%) e para a aferição de pressão arterial (69%). Dificuldades devidas ao desconhecimento de recomendações do Ministério da Saúde ocorreram com o rastreamento de anemia (16%) e do perfil lipídico (41%). Quanto às orientações 16% dos médicos não abordam as curvas de Índice de Massa Corporal (IMC) com as famílias, assim como 19% não abordam violência na infância. As dificuldades identificadas nos médicos quanto às habilidades clínicas, podem estar relacionadas à qualidade de formação na graduação, assim como à ausência ou ineficácia de educação permanente durante o exercício profissional.

Conclusão:

A assistência à criança em Patos de Minas apresenta falhas, que estão relacionadas a fragilidades dos médicos, à estrutura física e de equipamentos e às equipes da ESF
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1