Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações do enfermeiro na prevenção de infecções associadas ao uso de cateteres em unidade de terapia intensiva: revisão integrativa / Nurse's actions in the prevention of infections associated with the use of catheters in intensive care unit: integrative review / Acciones del enfermero en la prevención de infecciones asociadas al uso de catéteres en la unidad de atención intensiva: revisión integrativa

Silva, Rayssa Gysele Teixeirada; Silva, Miriane Virlane da; Silva, Edla Maria da; Santos, Ruth Stephanie Neves; Silva, Cintia de Carvalho; Oliveira, Diego Augusto Lopes.
Rev. Ciênc. Plur ; 7(2): 253-271, maio 2021. ilus, tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1284575

Introdução:

Altos índices deinfecções relacionadas ao uso de cateteres na Unidade de Terapia Intensivaconsolidam-se como problema de saúde pública, sobre o qual a equipe de enfermagem se caracteriza como potencial agente transformador, pelo estabelecimento de medidas específicas decuidados com esses dispositivos.

Objetivo:

Elucidar as ações do enfermeiro na prevenção de infecções associadas ao uso de cateteres na Unidade de Terapia Intensiva.

Metodologia:

Estudo descritivo do tipo revisão integrativa, realizado no período de março a maio na Biblioteca Virtual em Saúde. Inicialmente foram encontrados 81 artigos e a partir da aplicação dos critérios de inclusão literaturas das bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, com título e resumo coerentes com a temática, publicadas entre os anos de 2015 a 2019 estando com texto completo em livre acesso nas bases de dados, nos idiomas português, inglês e espanhol, e dos critérios de exclusão duplicidade, incoerência deconteúdo, resumo inadequado, acesso restrito nas bases de dados, teses, dissertações, foram selecionados 6 artigos.

Resultados:

Observou-se uma gama de boas práticas que podem ser utilizadas pela enfermagem na garantia da qualidade do cuidado com os dispositivos, por exemplo a higiene das mãos,dupla checagem, estratégias de desinfecção, boa comunicação entre profissionais e métodos para trabalhar fatores interferentes no manejo dos cateteres, como estresse, insegurança e esgotamento.

Conclusões:

As boas práticas citadas nos resultados desta revisão compõema resposta para pergunta de pesquisa.Sugere-se a intensificação da padronização de bundlese protocolos de medidas, bem como melhoria na abrangência destes, para que considerem às várias etapas de manejo com os cateteres (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1