Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contingência hospitalar no enfrentamento da COVID-19 no Brasil: problemas e alternativas governamentais / Hospital contingency in coping with COVID-19 in Brazil: governmental problems and alternatives

Santos, Thadeu Borges Souza; Andrade, Laise Rezende de; Vieira, Silvana Lima; Duarte, Joseane Aparecida; Martins, Juliete Sales; Rosado, Lilian Barbosa; Oliveira, Juliana dos Santos; Pinto, Isabela Cardoso de Matos.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 26(4): 1407-1418, abr. 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1285910
Resumo Este artigo analisa a agenda governamental estratégica para enfrentamento da COVID-19 no Brasil, com foco na atenção hospitalar. Foram analisados 28 Planos de Contingência na íntegra, sendo 01 nacional, 26 estaduais e 01 do Distrito Federal. Utilizou-se o referencial teórico do Ciclo da Política Pública, especificamente os momentos de pré-decisão e decisão governamental para o enfrentamento da pandemia. As evidências revelaram convergências entre os níveis nacional e estaduais quanto às propostas de reorientação do fluxo de atendimento, detecção dos casos e indicação de hospitais de referência. Todavia, as agendas estaduais demonstraram fragilidades correlacionadas à aquisição de aparelhos de ventilação mecânica, dimensionamento de recursos humanos, regionalização da atenção hospitalar, além de poucos estados terem estabelecido um método de cálculo de leitos de retaguarda, principalmente quanto a previsão de abertura de hospitais de referência ou contratação complementar de leitos de UTI. Conclui-se que a heterogeneidade de ações explicitadas nos planos revelaa complexidade do processo de enfrentamento da COVID-19 no Brasil com suas desigualdades regionais, fragilidades dos sistemas estaduais de saúde e reduzida coordenação do Ministério da Saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1