Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dimensionamento de enfermagem em unidade de internação cirúrgica: estudo descritivo / Dimensionamiento del personal de enfermería en una unidad de internación quirúrgica: estudio descriptivo / Nursing staffing in a surgical hospitalization unit: a descriptive study

Vicente, Camila; Amante, Lúcia Nazareth; Sebold, Luciara Fabiane; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Martins, Tatiana; Salum, Nádia Chiodelli; Maia, Ana Rosete Camargo Rodrigues.
Cogit. Enferm. (Online) ; 26: e72640, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1286149
RESUMO

Objetivo:

analisar o dimensionamento de enfermagem em uma unidade de internação cirúrgica.

Método:

estudo quantitativo, exploratório-descritivo, realizado de março a maio de 2019, durante o turno diurno, com pacientes internados em uma unidade de internação cirúrgica de um hospital universitário do sul do Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se três instrumentos, aplicado aos participantes e complementados com informações do prontuário. Amostra de 196 participantes e 920 classificações do grau de dependência. Os dados foram analisados por análise descritiva simples.

Resultados:

os pacientes tinham uma média de 56,71 anos, 57,8% sexo masculino, 39,1% ensino fundamental incompleto e 36,7% aposentados. A maioria foi classificada em cuidados mínimos (16,81%), seguido de intermediários (6,81%), recomendando de 8,38 a 10,06 enfermeiros e 17,01 a 20,43 técnicos ou auxiliares de enfermagem.

Conclusão:

as peculiaridades dos pacientes cirúrgicos devem ser levadas em consideração no dimensionamento de pessoal, devendo existir mais estudos nesta área.
Biblioteca responsável: BR21.1