Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health surveillance and development of children with congenital Zika Virus syndrome: an integrative literature review / Vigilância à saúde e desenvolvimento de crianças com síndrome congênita Zika vírus: revisão integrativa da literatura

Matiello, Fernanda de Brito; Hilário, Jeniffer Stephanie Marques; Gondim, Ellen Cristina; Santos, Darci Neves; Mello, Débora Falleiros de.
Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online) ; 40: e2020335, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1288038
RESUMO

Objetivo:

Identificar os conhecimentos científicos sobre a atenção à vigilância à saúde e o desenvolvimento de crianças brasileiras menores de três anos envolvendo a síndrome congênita do Zika vírus. Fontes de dados Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, do período de 2015 a 2019, de estudos primários com crianças brasileiras menores de três anos de idade. As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Scopus e Web of Science. Foi realizado cruzamento das palavras-chave em inglês (child, child development e Zika virus) e em português (criança, desenvolvimento infantil e Zika vírus), com a combinação do operador booleano and. Síntese dos dados Os conhecimentos produzidos estão relacionados aos problemas específicos de saúde e desenvolvimento das crianças afetadas pela síndrome congênita do Zika vírus, com características clínicas, demandas de cuidados, atuação multiprofissional, necessidades de monitoramento e vigilância à saúde.

Conclusões:

Esta revisão integrativa sintetizou conhecimentos científicos adicionando aspectos que reforçam a relevância de abordagens adequadas para avaliar as crianças e cuidar delas, articulado ao engajamento dos cuidadores, à necessidade de documentar, avaliar e rastrear as situações das crianças na primeira infância e em longo alcance, à gestão coordenada do cuidado e aos seus desafios no contexto da atenção primária à saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1