Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Going home after a child's cardiac surgery: education for safe care / La vuelta a casa tras la cirugía cardiaca infantil: educación para una atención segura / A volta para casa após a cirurgia cardíaca da criança: educação para cuidado seguro

Callé, Aline; Furtado, Maria Cândida de Carvalho; Manso, Paulo Henrique; Fonseca, Luciana Mara Monti; Dessotte, Carina Aparecida Marosti; Carvalho, Beatriz Molina.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.4): e20201163, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1288448
RESUMO

Objetivos:

validar o conteúdo e aparência da cartilha "A volta para casa após a cirurgia cardíaca da criança" e avaliar a aprendizagem cognitiva de familiares em seu uso.

Métodos:

estudo metodológico e quase-experimental do tipo antes e depois, com entrevista semiestruturada, pré-teste e leitura da cartilha no hospital; pós-teste e validação ocorreu após alta hospitalar. Utilizou-se estatística não paramétrica Wilcoxon.

Resultados:

participaram 19 familiares de crianças cardiopatas. A média de acertos aumentou 14 pontos percentuais do pré para o pós-teste; maioria dos erros sobre medicamentos. Verificou-se diferença significante (p<0,0001) na comparação entre conhecimento cognitivo prévio ao uso da cartilha e aprendizagem adquirida no uso desta. Todos os itens da cartilha receberam avaliação positiva, exceto o tamanho da letra.

Conclusões:

a cartilha contribui para o familiar apreender as necessidades de atenção à criança após cirurgia cardíaca, podendo ser usada para evitar ocorrências indesejadas e possibilitar um cuidado seguro no domicílio.
Biblioteca responsável: BR1.1