Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dementia in institutionalized elderly: a nursing team's experiences and perceptions / Ancianos con demencia institucionalizados: vivencias y percepciones del equipo de enfermería / Idosos com demência institucionalizados: vivências e percepções da equipe de enfermagem

Siewert, Josiane Steil; Alvarez, Angela Maria; Brito, Fabiana Almeida; Santos, Silvia Maria Azevedo dos; Santana, Rosimere Ferreira; Freitas, Maria Alice de.
Texto & contexto enferm ; 30: e20200131, 2021. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1290304
RESUMO

Objetivo:

compreender as vivências dos profissionais de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem ao idoso com demência, residente em instituição de longa permanência.

Método:

pesquisa qualitativa, de abordagem compreensiva, desenvolvida em instituição de longa permanência para idosos, no Município de Joinville, Santa Catarina, no período de julho a setembro de 2018. Participaram da pesquisa 13 técnicos de enfermagem e uma enfermeira. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, diários de assistência, entrevistas individuais e observação participante. Para a análise de conteúdo utilizou-se o método de análise temática.

Resultados:

da análise de dados emergiram três temas principais "O conhecimento adquirido com a prática e a lacuna existente no cuidado ao idoso com demência institucionalizado", "O cuidado ao idoso em sua individualidade e a construção do vínculo" e "Os conflitos da equipe de enfermagem entre o cuidado necessário, tempo para o cuidado e as rotinas da instituição", os quais deram origem à temática principal Significados do cuidado de enfermagem ao idoso com demência institucionalizado. Ao compartilhar informações sobre os cuidados com resultados positivos, a equipe percebeu a importância da abordagem individualizada ao idoso e, desta, o estabelecimento do vínculo como processo terapêutico. Constatou-se lacuna de conhecimento dos profissionais sobre como prestar cuidados de higiene e conforto quando os idosos se mostravam agressivos, agitados e resistentes.

Conclusão:

a experiência dos profissionais de saúde é considerada fonte de evidências na prática baseada em evidências, condição importante também no processo de diminuir a lacuna entre o conhecimento e a assistência prestada.
Biblioteca responsável: BR17.1