Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos na prática clínica de enfermeiros / Pressure injuries related to medical devices in the clinical practice of nurses

Soldera, Daniela; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Amante, Lúcia Nazareth; Ouriques Neta, Eluze Luz.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(2): 209-215, set. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1291188

Objetivo:

Investigar os conhecimentos e cuidados desenvolvidos por enfermeiros de uma instituição hospitalar em relação às lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos.

Métodos:

Estudo de abordagem qualitativa exploratório-descritivo realizado em novembro de 2018, mediante aplicação de questionário semiestruturado com enfermeiros de unidades assistenciais de um hospital privado do Sul do Brasil. Os dados foram processados mediante análise temática de conteúdo.

Resultados:

Participaram 18 enfermeiros que desenvolvem assistência em unidades de atendimento à idosos. Dentre estes, 61,2% compreende a terminologia lesão por pressão relacionada a dispositivo médico, mas metade dos entrevistados apresentam fragilidades em conhecimentos relacionados a prevenção deste tipo de lesão. Dentre os cuidados empregados destacam-se, inspeção diária da pele durante o exame físico uma vez ao dia com 12 respondentes, ou inspeção da pele durante quadros de intercorrências relacionados a dor/desconforto com dez respondentes. A maioria deles (13) sinalizou a implementação de cuidados de enfermagem indicados na prescrição de enfermagem, 11 enfermeiros destacaram a notificação ao Núcleo de Segurança do Paciente e dez profissionais discutem ações de prevenção com a equipe multidisciplinar.

Conclusão:

Observou-se fragilidades apresentadas pelos enfermeiros quanto a identificação e avaliação clínica desse tipo de lesão de pele, caracterizando a necessidade de instrumentalização dos profissionais. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2