Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções e práticas intergeracionais de mulheres quilombolas sobre aleitamento materno e alimentação infantil, Goiás, Brasil / Intergenerational perceptions and practices in breastfeeding and child feeding among quilombola women in Goiás State, Brazil / Percepciones y prácticas intergeneracionales de mujeres quilombolas sobre lactancia materna y alimentación infantil, Goiás, Brasil

Silva, Priscila Olin; Gubert, Muriel Bauermann; Silva, Amanda Kellen Pereira da; Pereira, Lucélia Luiz; Santos, Leonor Maria Pacheco; Buccini, Gabriela.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 37(10): e00148720, 2021. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1339532
Resumo Estudo qualitativo exploratório com objetivo de identificar aspectos socioculturais e intergeracionais nas percepções e práticas sobre alimentação infantil entre mulheres quilombolas. Um grupo focal com 12 mães e outro com quatro avós de crianças menores de cinco anos foi realizado em uma comunidade quilombola rural em Goiás, Brasil. Para análise dos dados empregou-se análise de conteúdo na modalidade temática, da qual emergiram quatro temas centrais e respectivos subtemas, que foram posteriormente representados em modelo conceitual socioecológico com quatro níveis de influência sobre o desfecho da alimentação infantil. O tema 1 tratou dos motivos para amamentar que incluiu a saúde da criança, questões financeiras e sentimento materno positivo em relação à amamentação. O tema 2 englobou fatores que influenciam negativamente o aleitamento materno, como a percepção de "pouco leite", o uso de chás, nova gravidez da mãe e características da criança. O tema 3 tratou da alimentação complementar, geralmente introduzida precocemente, incluindo alimentos consumidos pela família e alimentos ultraprocessados. O tema 4 abordou a rede de suporte, composta pela dimensão familiar/comunitária, com destaque para o papel das avós, atuando na transmissão intergeracional de conhecimentos tradicionais e no apoio às mães, e os serviços de saúde, com oferta de ações educativas sobre aleitamento materno, tendo menor participação nas decisões e práticas das mulheres quilombolas. A promoção de práticas alimentares infantis adequadas e saudáveis precisa considerar aspectos do contexto sociocultural de mulheres quilombolas e se pautar em abordagens emancipatórias, garantindo uma atenção qualificada à essa população.
Biblioteca responsável: BR1.1