Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Suicídio por autointoxicação entre adolescentes e adultos jovens brasileiros: estudo de séries temporais / Suicidio por autointoxicación entre adolescentes y adultos jóvenes brasileños: estudio de las series temporales / Suicide by self-poisoning among brazilian adolescents and young adults: time-series study

Nascimento, Frantielen Castor dos Santos; Marcon, Samira Reschetti; Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de; Kogien, Moisés; Lima, Nathalie Vilma Pollo de.
Ciênc. cuid. saúde ; 20: e57899, 2021. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1339634
RESUMO

Objetivo:

analisar a tendência temporal da mortalidade por autointoxicação entre adolescentes e adultos jovens brasileiros no período de 2000 a 2017.

Método:

estudo de séries temporais da mortalidade por suicídio por autointoxicações (X60 a X69) entre adolescentes e jovens adultos, entre os anos de 2000 a 2017. Calcularam-se os coeficientes de mortalidade por 100.000 habitantes e mortalidade proporcional. Optou-se pela regressão linear de Prais-Winster para análise de tendência.

Resultados:

percebeu-se uma linearidade na tendência da mortalidade geral por suicídio nessa população. Evidenciou-se uma tendência decrescente entre os indivíduos do sexo feminino, das faixas etárias de 15 a 19 anos e 20 a 24 anos, das regiões Nordeste e Centro-Oeste e que adotaram métodos de suicídio por pesticidas e produtos químicos ou substâncias nocivas não especificadas. Destacou-se também uma tendência crescente da mortalidade pelo uso de todas as classes medicamentosas analisadas, solventes orgânicos e outros inalantes.

Conclusão:

este estudo identificou um aumento considerável na utilização de medicamentos e inalantes como método para o suicídio entre adolescentes e adultos jovens.
Biblioteca responsável: BR513.1