Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Neither angels nor heroes: nurse speeches during the COVID-19 pandemic from a Foucauldian perspective / Ni ángeles ni héroes: discursos de la enfermería durante la pandemia por coronavirus en la perspectiva foucaultiana / Nem anjos, nem heróis: discursos da enfermagem durante a pandemia por coronavírus na perspectiva foucaultiana

Mendes, Mariana; Bordignon, Juliana Silveira; Menegat, Robriane Prosdocimi; Schneider, Dulcinéia Ghizoni; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira; Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos; Cunha, Priscila Rodrigues da.
Rev. bras. enferm ; 75(supl.1): e20201329, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1341104
RESUMO Objetivo: analisar os processos de produção de sentidos, com base nos discursos dos profissionais de enfermagem, acerca de como se sentem em relação aos títulos de "anjos e heróis" dados pela sociedade durante a pandemia da COVID-19. Métodos: pesquisa qualitativa, do tipo documental. Os dados foram coletados em outubro e novembro de 2020 e analisados na perspectiva da Análise do Discurso proposta por Michel Foucault. Resultados: foram organizados em duas categorias temáticas: "Anjos e heróis? A realidade (nada) heroica da enfermagem durante a pandemia" e "A busca pelo reconhecimento do trabalho profissional da enfermagem: entre o dito e o não dito". Considerações finais: os discursos da enfermagem enunciam a busca por condições dignas para execução do cuidado, salários justos e reconhecimento do trabalho profissional pela sociedade.
Biblioteca responsável: BR1.1