Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de suspensões cirúrgicas eletivas em um hospital público do sul do Brasil / Prevalence of suspension of elective surgeries in a public hospital in south Brazil / Prevalencia de suspensiones quirúrgicas electivas en un hospital público del sur de Brasil

Machado, Luana Maria dos Santos; Nascimento, Keyla Cristiane do; Alvarez, Ana Graziela; Knihs, Neide da Silva; Sebold, Luciara Fabiane; Cesconetto, Daiana.
Rev. SOBECC (Online) ; 26(3): 131-137, 30-09-2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1342344

Objetivo:

Caracterizar a prevalência e as causas de suspensão das cirurgias eletivas considerando determinantes clínicos e não clínicos.

Método:

Estudo exploratório, retrospectivo, quantitativo. A coleta de dados foi realizada no banco eletrônico de um hospital público do Sul do Brasil, no período entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Consideraram-se as variáveis sexo, faixa etária, quantitativo de cirurgias, especialidade médica e motivos da suspensão das cirurgias e realizou-se análise estatística descritiva.

Resultados:

Das 11.792 (100,0%) cirurgias programadas, 2.170 (18,4%) foram suspensas. As especialidades cirúrgicas com maior taxa de suspensão foram ortopedia (32,6%) e cirurgia geral (19,0%), tendo como principais motivos não clínicos prioridade para urgência (21,5%), falta de vaga em unidade terapia intensiva (15,6%) e não comparecimento do paciente (13,6%). O principal motivo clínico de suspensão cirúrgica foi condição clínica desfavorável (8,7%).

Conclusão:

O estudo contribuiu para a avaliação dos indicadores de qualidade relacionados aos agendamentos e às suspensões cirúrgicas no Centro Cirúrgico, além de oportunizar a criação de estratégias de melhoria contínua.
Biblioteca responsável: BR2499