Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social isolation relaxation and the effective reproduction number (Rt) of COVID-19 in twelve Brazilian cities / O relaxamento do isolamento social e o número efetivo de reprodução (Rt) do COVID-19 em doze municípios brasileiros

Castro, Mônica Silva Monteiro de; Tavares, Amarilis Busch; Martins, Ana Luísa Jorge; Silva, Gabriela Drummond Marques da; Miranda, Wanessa Debôrtoli de; Santos, Fausto Pereira dos; Paes-Sousa, Rômulo.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 26(10): 4681-4691, out. 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1345714
Resumo Este trabalho analisou as estratégias de relaxamento do isolamento social adotadas pelas doze maiores cidades brasileiras em 2020, em relação ao número de casos, número de óbitos e ao número efetivo de reprodução (Rt), considerados internacionalmente os critérios epidemiológicos fundamentais para permitir uma maior mobilidade da população nos espaços públicos. O governo federal não estabeleceu diretrizes únicas nem para o fechamento nem para a abertura, e os estados e municípios assumiram o protagonismo na definição da estratégia. Até 31 de julho, em Belém do Pará, Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, onde o pico epidêmico já havia sido ultrapassado, e em Salvador e São Paulo, em que o pico parecia já ter sido atingido, o Rt seguiu uma curva decrescente após as aberturas. Em Porto Alegre, aonde a curva epidêmica foi achatada, houve aumento do Rt após o início do relaxamento. Em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Goiânia, nos quais a curva também foi achatada, o Rt manteve-se estável após a abertura. A decisão de como operacionalizar o relaxamento do isolamento social e a velocidade com que isso aconteceu foi heterogênea entre as cidades estudadas. Além disso, amplas estratégias de testagem populacional não foram realizadas em nenhuma das cidades.
Biblioteca responsável: BR1.1