Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social determinants of health that permeate the mental suffering of children on the french-brazilian border / Determinantes sociales de la salud que permiten el sufrimiento mental de los niños en la frontera franco-brasileña / Determinantes sociais de saúde que permeiam o sofrimento mental de crianças na fronteira franco-brasileira

Pedrosa, Nádia Cristine Coelho Eugenio; Oliveira, Carolina Almeida de; Côrtes, Maria Izabel Tentes; Silva, Renan Alves; Bittencourt, Marina Nolli; Silva, Jordânia Vieira.
Rev. bras. enferm ; 75(supl.3): e20200295, 2022. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1347222
RESUMO Objetivos: compreender os determinantes envolvidos no sofrimento mental de crianças escolares na fronteira franco-brasileira. Métodos: estudo qualitativo realizado com crianças de 6 a 12 anos, de quatro escolas estaduais do município de Oiapoque, localizadas na fronteira franco-brasileira. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, analisados pelo software IRAMUTEQ e interpretados à luz do modelo de determinantes sociais da saúde de Dahlgren e Whitehead. Resultados: os dados apontam que o sofrimento mental vivenciado pelas crianças, especialmente caracterizado por sintomas ansiosos, como medo de ficar gordo e preocupação, eram permeados por situações sociais pelas quais as crianças passavam no dia a dia, como abandono familiar, violência doméstica e bullying. Considerações Finais: os determinantes sociais podem ser preditores do sofrimento mental em crianças, sobretudo em ambientes de extrema vulnerabilidade, como o de fronteira, em que permeiam situações relacionadas a dificuldades financeiras, violência doméstica e ausência de parentalidade.
Biblioteca responsável: BR21.1