Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assessment of the professional risk of exposure to COVID-19: a transcultural adaptation / Evaluación del riesgo de exposición profesional al COVID-19: adaptación transcultural / Avaliação do risco de exposição profissional ao COVID-19: adaptação transcultural

Dutra, Herica Silva; Thofehrn, Maira Buss; Dutra, Lidiane Silva; Araújo, Camila Ribeiro; Braga, Luciene Muniz; Carbogim, Fábio da Costa; Coelho, Angélica da Conceição Oliveira.
Texto & contexto enferm ; 30: e20210097, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1347918
RESUMO Objetivo: realizar a tradução e a adaptação transcultural do Risk assessment and management of exposure of healthcare workers in the context of COVID-19. Método: trata-se de estudo metodológico. Foram seguidas as etapas de tradução, retrotradução, síntese, avaliação por comitê de juízes e pré-teste. Os participantes foram convidados por meio eletrônico e responderam um formulário on-line. Os dados foram coletados entre junho e setembro de 2020. A validação de conteúdo pelo comitê de juízes foi verificada por meio do índice de validade de conteúdo. Os participantes do pré-teste avaliaram a aplicabilidade do instrumento por meio do questionário "Avaliação da Praticabilidade de Instrumentos". Resultados: participaram do estudo quatro tradutores, oito avaliadores no comitê de juízes e 35 profissionais responderam ao pré-teste. As modificações sugeridas pelo comitê de juízes foram acatadas e o consenso atingido em duas avaliações, obtendo índice de validade de conteúdo superior a 0,80 para todos os itens do instrumento. A versão pré-teste apresentou boa aplicabilidade e confiabilidade satisfatória (0,76). Conclusão: o instrumento foi adaptado para uso no Brasil, o que permitirá a comparação internacional dos resultados e o uso dos dados obtidos para a avaliação e tomada de decisão em relação à saúde do trabalhador. Além disso, seu uso poderá ser ampliado para avaliar outras situações de exposição de profissionais de saúde ao risco de contaminação por agentes infecciosos.
Biblioteca responsável: BR17.1