Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Histórico familiar de câncer gástrico em pacientes dispépticos indicados à triagem endoscópica / Antecedentes familiares de cáncer gástrico en pacientes dispépticos derivados a triaje endoscópico / Family history of gastric cancer in dyspeptic patients referred for endoscopic screening

Rodrigues, Maria Carolina Pereira; Lima, Victor Pereira; Monari, Flavia Ferreira; Silva, Roberta de Araújo e; Teles, Liana Mara Rocha; Beserra, Eveline Pinheiro; Lima, Maria Alzete de; Serra, Maria Aparecida Alves de Oliveira.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE001985, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1349828
Resumo Objetivo Identificar o histórico familiar de primeiro grau de câncer gástrico em pacientes com sintomas dispépticos atendidos em um serviço público de endoscopia. Métodos Estudo transversal, realizado com pacientes dispépticos que tinham indicação para realizar o exame de endoscopia digestiva alta. A associação entre o histórico familiar de câncer gástrico e os resultados do exame endoscópico foi verificada por meio dos testes de Qui-quadrado ou Fisher, e medida seu efeito por meio da razão de chance e intervalo de confiança em analises uni e multivariadas. Utilizou-se regressão logística na análise dos dados. Resultados Observou-se que dos 751 pacientes dispépticos investigados, 44 (5,9%) possuíam histórico familiar de câncer gástrico, destes a maioria era do sexo feminino (70,5%), com idade maior ou igual a 45 anos (56,8%). Os pacientes com histórico familiar de câncer gástrico tinham maiores chances de não apresentarem diagnostico endoscópico de úlcera péptica (p=0,05; RC=2,33; IC=0,99-5,48). Além de maiores chances de alterações na mucosa gástrica (p=0,05; RC=1,06; IC=1,04-1,08) e infecção pela Helicobacter pylori (p=0,04; RC=1,79; IC=0,94-3,39) mesmo após ajustes nas análises. Conclusão A alteração endoscópica da mucosa gástrica e a infecção pela Helicobacter pylori em pacientes com sintomas dispépticos, mostraram associação independente com o histórico familiar de câncer gástrico. Diante disso, faz-se necessário a elaboração de protocolos de assistência à saúde para melhor investigação e vigilância dos familiares de câncer gástrico, bem como ações de educação em saúde para orientar os pacientes a respeito do rastreio e prevenção do câncer gástrico.
Biblioteca responsável: BR1.2