Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Egressos de programas de pós-graduação em enfermagem: formação, produção científica e inserção profissional / Post-graduates from nursing programs: training, scientific production and professional insertion / Graduados de programas de posgrado em enfermería: capacitación, producción científica e inserción profesional

Silveira, Stelacelly Coelho Toscano; Menegaz, Jouhanna do Carmo; Backes, Vânia Marli Schubert; Amaral, Thayza Mirela Oliveira; Botelho, Eliã Pinheiro.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(4): 646-651, dez. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1352987
Objetivo: Analisar a formação, produção científica e inserção profissional de egressos de programas de pós-graduação em enfermagem da Região Norte do Brasil. Método: Estudo descritivo, de base documental, realizado nas Plataformas Sucupira e Lattes, de abril a maio de 2019. Os dados de 125 egressos de dois programas de pós-graduação stricto sensu, turmas de 2010 a 2018, foram coletados e analisados por estatística descritiva. Resultados: Quanto à formação, 94,4% se graduaram na Região Norte, majoritariamente em universidades públicas; 13,6% estavam em processo de doutoramento e 8,8% eram doutores. Quanto à produção científica, 29,6% não declararam publicação de artigos científicos. Em relação à inserção profissional, 87,2% já possuíam vínculo empregatício antes de ingressar no mestrado e, após a titulação, as atividades se concentraram prioritariamente no ensino em graduação e pós-graduação de instituições públicas. Conclusão: Há baixa continuidade na formação e contribuição dos egressos para a produção e socialização de conhecimentos em Enfermagem, nas formas medidas pelas agências de fomento. Os egressos têm conseguido colocar-se no mercado de trabalho, especialmente em instituições privadas de ensino superior da região. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2