Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação profissional: cuidado ao paciente oncológico sem possibilidade terapêutica na Atenção Básica / Professional formation: care for the oncological patient without therapeutical possibility in Basic Health Care

Flores, Thamires Graciela; da Silva, Kauana Flores; Giaretton, Daynah Waihrich Leal; Weiller, Teresinha Heck; Pucci, Vanessa Rodrigues.
Rev. APS ; 22(3): 574-586, 20210601.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1354142
Objeto Formação profissional para o cuidado ao paciente sem possibilidade terapêutica na atenção básica.

Objetivo:

O presente estudo objetivou discutir a formação de profissionais da rede de Atenção Básica na atuação com pacientes oncológicos sem possibilidades terapêuticas, tendo em vista a demanda apresentada no campo da saúde em relação a esses pacientes e o desafio da estruturação de uma linha de cuidado que proporcione a integralidade da atenção aos mesmos.

Método:

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas com profissionais de saúde da atenção básica da região oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul e de uma Unidade de Pronto Atendimento de Santa Maria, RS, sendo analisadas através de análise de conteúdo temático.

Resultados:

Foram entrevistados 85 profissionais de saúde e observou-se que os profissionais da rede de Atenção Básica não se sentem qualificados para atender os pacientes oncológicos sem possibilidades terapêuticas, devido à formação profissional e a qualificação para o trabalho não atenderem essa demanda.

Conclusão:

Os cursos de graduação e de formação de profissional da área da saúde, bem como os gestores através das capacitações na rede de Atenção Básica, devem atentar para essa nova necessidade no campo da saúde.
Biblioteca responsável: BR378.1