Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dialogando com Freire no círculo de cultura: uma estratégia de promoção da saúde / Dialoguing with Freire in the circle of culture: a health promotion strategy / Diálogo con Freire en el círculo de la cultura: una estrategia de promoción a la salud

Dalmolin, Indiara Sartori; Faria, Luiza Martins; Perão, Odisséia Fátima; Nunes, Simony Fabíola Lopes; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter Buss.
Rev. enferm. UFPE on line ; 10(1): 185-190, jan. 2016. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1354695

Objetivo:

relatar sobre a experiência da realização de um círculo de cultura para discussão da concepção teórica Freireana como estratégia de promoção da saúde.

Método:

estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com reflexões fundamentadas nos referenciais da promoção da saúde e teóricos metodológicos de Paulo Freire, desenvolvido na disciplina de um curso de pós-graduação em enfermagem no sul do Brasil. Participaram do círculo de cultura 17 estudantes matriculados nessa disciplina e três professores responsáveis.

Resultados:

o círculo caracterizou-se pelo diálogo, com interação e troca de experiências relacionadas à prática e ao método de Freire. Através da construção do mapa conceitual e da discussão temática, os conceitos Freireanos foram adquirindo sentido no contexto da promoção da saúde.

Conclusão:

trabalhar os conceitos e itinerário de pesquisa Freiriana através da sua própria metodologia tornou a apropriação do conhecimento mais significativa. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1