Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de integralidade em serviços de Atenção Primária à Saúde de municípios do sul do Brasil: estudo multinível / Prevalence of integrality in services of primary health care of municipalities of the south of Brazil: a multilevel study

Pucci, Vanessa Rodrigues; da Silva, Kauana Flores; Damaceno, Adalvane Nobres; Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral; Weiller, Teresinha Heck.
Rev. APS ; 23(1): 156-174, jun. 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1357572

Objetivo:

analisar a prevalência e os fatores associados à presença da integralidade nos serviços de saúde em municípios da 4a coordenadoria regional de saúde no Rio Grande do Sul.

Método:

estudo observacional transversal multinível em dois níveis individual (profissionais de saúde) e contextual (municípios). A coleta de dados ocorreu em 2015. Os dados individuais foram obtidos por entrevistas com a utilização de um questionário sociodemográfico e aplicação do instrumento Primary Care Assessment Tool ­ Brasil versão profissionais; os dados contextuais foram coletados em sites oficiais do Governo Federal Brasileiro. Considerou-se o desfecho a presença do atributo da integralidade nos serviços. As razões de prevalência foram obtidas por regressão de Poisson.

Resultados:

na análise ajustada final, municípios de pequeno porte populacional (até 5 mil habitantes) apresentaram maior prevalência de integralidade (RP 1,67 IC95%1,14- 2,45). Considerações finais os municípios menos populosos foram os que estiveram mais direcionados para organização dos serviços de saúde de forma integral. Sugerem-se mais pesquisas incorporando outros fatores contextuais para que se obtenham análises mais detalhadas acerca de municípios de pequeno porte, pois são a maioria no Brasil.
Biblioteca responsável: BR378.1