Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da qualidade de vida de idosos com doença de Parkinson vinculados a um programa de atenção à saúde / Analysis of quality of life of elderly people with Parkinson's disease linked to a health care program

Yamane, Fernanda de Oliveira; Magalhães, Luana Maria; Della-Santa, Giovanna; Santos, Ana Paula.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 20(4): 581-585, fev 11, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1359351

Introdução:

do ponto de vista clínico, são muitos os elementos para a deterioração da qualidade de vida (QV) na Doença de Parkinson (DP).

Objetivo:

analisar a QV de idosos com DP vinculados a um programa de atenção à saúde do idoso.

Metodologia:

estudo transversal com 11 idosos com DP. A QV foi avaliada por meio do Parkinson's Disease Questionary-39, a incapacidade através da Escala de Hoehn e Yahr modificada (HY). As partes I (estado mental), II (atividades da vida diária), III (motricidade) e IV (complicações da terapia) da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS); o tempo de doença e o gênero foram considerados para análise.

Resultados:

a percepção da QV foi pior no domínio mobilidade e melhor no domínio estigma. Não houve diferença na QV entre os sexos. O tempo de doença influenciou a QV referente à comunicação nos homens (p = 0,02). Houve correlação (moderada a forte) entre a QV domínio cognição com a UPDRS IV (p = 0,04). As mulheres apresentaram correlação entre a QV domínio mobilidade e a HY (p = 0,05) e a III (p = 0,04) e entre a QV domínio atividade de vida diária e a HY (p = 0,02), II (p = 0,01) e III (p = 0,01); os homens entre a QV domínio suporte social e a II (p = 0,01).

Conclusão:

a percepção da QV de idosos com DP vinculados a um programa de saúde foi similar entre os sexos e permeia as funções corpóreas e atividades do dia-a-dia.
Biblioteca responsável: BR342.1