Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos de um protocolo de exercícios preventivos sobre fatores de risco para lesões em militares / Effects of a protocol of preventive exercises on risk factors for military injury

Pivoto, Eliandra Buzata; Fonseca, Ingrid Rodrigues; Lara, Simone; Teixeira, Lilian Pinto; Freitas, Ana Cláudia Schenkel de.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 20(4): 631-636, fev 11, 2022. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1359508

Objetivo:

analisar os efeitos de um programa de prevenção de lesão sobre a função muscular do quadril, a amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão do tornozelo e o controle postural em militares.

Metodologia:

foram incluídos no estudo nove militares (30,56±8,33 anos), que foram avaliados pré e pós intervenção por meio dos seguintes instrumentos a) Avaliação funcional do quadril através dos testes funcionais para o músculo glúteo máximo e glúteo médio; b) Avaliação da ADM de dorsiflexão do tornozelo, por meio do teste de Lunge realizado com uma fita métrica; c) Avaliação do equilíbrio, por meio da Posturografia Dinâmica Computadorizada (sistema EquiTest® NeuroCom), incluindo os testes de organização sensorial (TOS), que é dividido em seis condições e o índice geral do equilíbrio (composite). Os militares foram submetidos a um programa de prevenção de lesão durante 10 semanas, aplicado 2 vezes semanais com duração de aproximadamente 50 minutos. O programa foi constituído de exercícios em 4 categorias, incluindo aquecimento / corrida, fortalecimento muscular, equilíbrio e alongamento.

Resultados:

houve melhorias significativas sobre a função muscular de glúteo médio não-dominante (p=0,01), a ADM de dorsiflexão do tornozelo dominante (p=0,02) e sobre o controle postural, através do aumento da condição V dos TOS (p=0,04), valor de composite (p=0,02) e do sistema vestibular (p=0,03).

Conclusão:

O programa de exercícios proposto melhorou os parâmetros de função muscular glútea, mobilidade de tornozelo e controle postural em militares.
Biblioteca responsável: BR342.1