Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Manifestações bucais em portadores de epidermólise bolhosa residentes em um município baiano / Oral manifestations of epidermolysis bullosa in a municipality of the state of Bahia

Souza, Monique Gonçalves de; Prado, Fabio Ornellas.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 20(4): 637-642, fev 11, 2022. tab, fig
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1359524

Introdução:

a Epidermólise Bolhosa hereditária (EB) é uma doença rara, caracterizada por formações de bolhas na pele e nas mucosas que sofrem mínimos traumas ou aparecem espontaneamente. As principais divisões de EB são Epidermólise Bolhosa Simples, Epidermólise Bolhosa Juncional, Epidermólise Bolhosa Distrófica e a Síndrome de Kindler. As manifestações bucais geralmente encontradas nos pacientes com EB são as bolhas no epitélio oral, microstomia, anquiloglossia, doença periondontal, hipoplasia do esmalte, cárie dentária, atrofia da maxila e prognatismo mandibular, variando para cada tipo da doença.

Objetivo:

relatar as manifestações bucais dos portadores de Epidermólise Bolhosa residentes no município de Barra da Estiva.

Metodologia:

trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo que foi desenvolvido no município de Barra da Estiva ­ BA com a população de portadores de Epidermólise Bolhosa, através da realização de anamnese e exame clínico. Estatística descritiva foi utilizada para tabular os dados coletados.

Resultados:

foram analisados 5 portadores de Epidermólise Bolhosa, a maioria do sexo masculino (60%), com média de idade de 5,6 anos. As manifestações bucais encontradas foram bolhas orais (100%), anquiloglossia (100%), língua despapilada (100%), hipoplasia de esmalte (80%), cárie (40%) e abertura de boca limitada em média de 28,6 mm.

Conclusão:

os portadores de Epidermólise Bolhosa apresentaram manifestações orais características da doença, tendo como consequências maiores dificuldades para realizar higienização bucal e tratamento odontológico, sendo necessário conhecimento prévio dos cirurgiões-dentistas para o atendimento desses pacientes.
Biblioteca responsável: BR342.1