Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Characterization of the Bipolaris maydis: symptoms and pathogenicity in popcorn genotypes (Zea mays L. ) / Caracterização de Bipolaris maydis: sintomas e patogenicidade em genótipos de milho-pipoca (Zea mays L. )

Ferreira, C. M; Saluci, J. C. G; Vivas, M; Santos, J. S; de Andrade Junior, M. S; Vivas, J. M. S; Ramos, G. K. S; Graviana, G. A.
Braz. j. biol ; 84: e256799, 2024. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1360215
Mancha-de-Bipolaris é uma das mais importantes doenças foliares do milho. Estratégias de manejo adequadas e o uso de cultivar resistente permitem o controle da doença, mas para tanto, conhecer os aspectos associados ao patógeno e a resposta do hospedeiro é necessário para traçar estratégias eficientes para seleção de genótipos resistentes a essa doença. Neste sentido, objetivou-se realizar a caracterização do isolado de Bipolaris maydis avaliando a patogenicidade em diferentes linhagens de milho-pipoca e os sintomas gerados no hospedeiro a partir da inoculação. A caracterização do isolado consistiu na avaliação macromorfológica das colônias e micromofológica dos conídios em meio nutritivo BDA. Para avaliação da patogenicidade do isolado foi conduzido um experimento em casa de vegetação utilizando 20 linhagens endogâmicas de milho-pipoca, com delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. A inoculação foi realizada por meio de pulverização em folhas, com uma suspensão contendo 1,0 x 104 conídios.ml-1 do isolado CF/UENF 501 de B. maydis. Foi realizada uma avaliação de incidência e três avaliações de severidade dos sintomas da doença, com o intervalo de sete dias para cada avaliação. Os dados da caracterização morfológica do isolado foram analisados por meio da estatística descritiva e para severidade da doença foi aplicado o modelo de regressão linear de primeiro grau. Realizou-se a análise de variância para o coeficiente linear e angular obtido para cada tratamento e quando constatada diferença aplicou-se o agrupamento de médias de Scott-knott a 5% de significância. O isolado apresentou colônias com coloração cinza esverdeado, aspecto algodonoso e forma irregular. As linhagens L353 e L354 e L624 estão entre as linhagens que apresentaram maior resistência no inicio e ao longo das avaliações. A elevada virulência do isolado CF/UENF 501 possibilitou diferenciar as linhagens quanto a intensidade da doença, bem como o padrão dos sintomas apresentados.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1