Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de vídeo instrucional sobre banho de ofurô em recém-nascido pré-termo para enfermeiros / Validación de video instructivo sobre baño de ofuro en recién nacido prematuro para enfermeros / Validation of an instructional video for nurses about hot tub bath for preterm newborns

Araújo, Camila Coêlho de; Marrero, Lihsieh; Antunes, Tayanna Feitosa; Vidal, Alessandra Pinheiro; Araújo, Beatriz Graça de; Menezes, Elielza Guerreiro.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210138, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1360436
Resumo Objetivo Produzir um vídeo instrucional para enfermeiros sobre o banho de ofurô em recém-nascidos pré-termo e validar seu conteúdo. Método Estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico com ênfase na validação de conteúdo, conduzido em três etapas: revisão exploratória da literatura, produção da tecnologia educacional do tipo vídeo instrucional e validação por especialistas. Os dados foram sistematizados e organizados em planilhas e as análises foram conduzidas no pacote estatístico R. Para validar o conteúdo, aplicaram-se o Índice Kappa, para medir a concordância entre as respostas, e o Índice de Validade de Conteúdo, para estimar a representatividade do item. Resultados As publicações sobre a técnica (n=3) identificadas na revisão de literatura foram utilizadas para a produção do vídeo. O vídeo simula o cuidado em unidade neonatal e tem duração de 13 minutos. No processo de validação, o vídeo foi considerado, no geral, com representatividade de conteúdo adequada e obteve índice de concordância entre as respostas quase perfeito. Dois itens foram avaliados como "adequados com alterações" e modificados. Conclusão e implicações para a prática O material produzido foi considerado adequado para ser utilizado na capacitação de enfermeiros sobre a técnica e compartilhamento de informações, contribuindo para o cuidado de enfermagem humanizado e seguro em unidades neonatais.
Biblioteca responsável: BR442.1