Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento de agentes comunitários de saúde sobre pessoas com deficiência visual / Conocimientos de agentes comunitarios de salud sobre personas con discapacidad visual / Knowledge of community health agents about visually impaired people

Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de; Medeiros, Antonia Ellen Jardani de Souza; Luzia, Francisco Jardsom Moura; Silva, Gisele Mendes da; Bezerra, Jallyne Colares; Beserra, Gilmara de Lucena; Costa, Edmara Chaves; Grimaldi, Monaliza Ribeiro Mariano.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE03372, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1364233
Resumo Objetivo Avaliar o conhecimento de agentes comunitários de saúde sobre pessoas com deficiência visual antes e após capacitação acerca da temática. Métodos Estudo descritivo e longitudinal, desenvolvido em três Unidades Básicas de Saúde em um município do interior do Ceará, entre os meses de dezembro de 2019 e maio de 2020. Participaram 13 agentes comunitários de saúde que trabalhavam nas referidas instituições. Os dados obtidos pela aplicação do questionário foram analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences e Epi-Info. Resultados Os agentes comunitários de saúde eram, em sua maioria, mulheres com idade entre 41 e 50 anos (46,15%) e casados (69,23%). Mais da metade dos participantes estudaram apenas até o ensino médio (61,54%), e o mesmo número participou de curso técnico para agentes comunitários de saúde. Em relação ao tempo de trabalho como agentes comunitários de saúde, poucos exerciam essa função há mais de 20 anos (38,46%) e aproximadamente metade trabalhava na zona rural (53,85%). Foi observada aprendizagem após realização da capacitação, pois ocorreu acréscimo de respostas adequadas sobre termos comuns à temática, uma vez que os participantes da pesquisa passaram a compreender os conceitos de pessoa com deficiência, inclusão e acessibilidade. Foi possível observar que nenhum participante tinha treinamento sobre a temática, sendo relevante a capacitação ofertada por esse estudo. Conclusão Após realização da capacitação, foi possível observar aumento no número de respostas corretas, sensibilização e conscientização sobre a importância da temática, já que possuíam pessoas com deficiência em suas áreas de atuação.
Biblioteca responsável: BR1.2