Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal / Coping del equipo de enfermería en el proceso muerte-morir en unidad neonatal / Coping of the nursing team in the death-dying process in a neonatal unit

Silveira, Cindy Macedo da; Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis; Canever, Bruna; Costa, Roberta; Knihs, Neide da Silva; Caldeira, Silvia.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE02261, 2022. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1364245
Resumo Objetivo Compreender o coping dos profissionais de enfermagem no processo morte- morrer em neonatologia. Método Estudo qualitativo na abordagem exploratória descritiva, participaram dez profissionais da enfermagem. Histórias rememoradas dos profissionais no cuidado do processo da morte e do morrer em neonatologia foi o meio para a coleta de dados. Organização, tratamento e análise dos dados fundamentado na análise de conteúdo de Bardin e no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados Emergiram duas categorias da interface da análise e os fundamentos da Teoria Motivacional de Coping de Skinner, Equipe de enfermagem e a teoria motivacional de coping na morte em neonatologia; Ação regulatória de ameaça e o enfrentamento da morte em neonatologia. As estratégias de coping da equipe de enfermagem estudada mostram que os padrões cognitivos e respostas comportamentais referem-se à própria maneira de lidar com o cotidiano do sofrimento vivenciado em família, onde os profissionais buscam informação para ultrapassar a ameaça, num enfrentamento de desamparo e de fuga do acolhimento. Conclusão Os processos autorreferenciais experienciados em situações estressantes por profissionais da enfermagem favorecem à empatia, o vínculo e a comunicação com a família de neonatos à morte. Os indicativos de fragilidade na formação mantêm-se predisponentes para as dificuldades no enfrentamento da morte-morrer.
Biblioteca responsável: BR1.2