Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento de gestantes e puérperas sobre o atendimento na atenção primária do município de Ananindeua, estado do Pará / Knowledge of pregnant and postpartum women about care in primary care in the city of Ananindeua, state of Pará

Brega, Carolina Bastos; Coelho, Layse Stephanie Baia; Geha, Yuri Fadi; Seabra, Ivete Moura.
Femina ; 50(2): 121-128, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1366127

Objetivo:

Analisar o impacto das orientações médicas recebidas durante o pré-natal sobre o conhecimento adquirido de puérperas e gestantes, a respeito da importância dos principais exames solicitados para a assistência do pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Métodos:

Trata-se de um estudo observacional, descritivo, com grupo de comparação. A pesquisa foi realizada na UBS Júlia Seffer, localizada no município de Ananindeua, Pará, Brasil. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário a 50 mulheres, 25 gestantes e 25 mulheres pós-parto, que tinham entre 18 e 49 anos e fizeram o pré-natal de agosto de 2019 a agosto de 2020.

Resultados:

Entre os dados analisados, apenas 52% das gestantes e 44% das puérperas conseguiram descrever a medição da altura uterina. Em relação ao processo educativo durante o pré-natal, pode-se evidenciar que 88% das gestantes e 72% das puérperas não estavam envolvidas em nenhuma atividade educativa. Em relação à avaliação pré-natal, apenas 32% das gestantes e 44% das mulheres pós-parto avaliaram como excelente o atendimento realizado na UBS.

Conclusão:

Observou-se a presença de falhas no processo educativo, que indica a necessidade de maior cuidado e investimentos na atenção primária direcionada ao cuidado e orientação das mulheres no ciclo gravídico-puerperal.(AU)
Biblioteca responsável: BR1365.1