Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Melhores práticas de reprocessamento de produtos para saúde / Best practices for reprocessing health products / Mejores prácticas para reprocesar productos sanitarios

Carvalho, Anderson Abreu de; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Sebold, Luciara Fabiane; Amante, Lúcia Nazareth; Alvarez, Ana Graziela; Waterkemper, Roberta.
Rev. SOBECC (Online) ; 26(4): 238-245, 31-12-2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1367640

Objetivo:

Conhecer a produção científica sobre as práticas de reprocessamento de materiais hospitalares.

Método:

Revisão integrativa, realizada em agosto e setembro de 2019 nas bases de dados da enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Electronic Library Online. Utilizaram-se descri-tores em português, espanhol e inglês, com recorte temporal de cinco anos. Os resultados foram apresentados em quadro, e o corpus de análise em catego-rias, conforme o método dedutivo.

Resultados:

Foram identificados 1.207 artigos e selecionados seis deles em conformidade com os critérios de elegibi-lidade. Os delineamentos mais frequentes eram estudos quantitativos, no idioma português, configurando três categorias temáticas processo de limpeza dos produtos para saúde; acondicionamento e esterilização dos produtos para saúde; armazenamento dos produtos para saúde.

Conclusão:

Foram evi-denciados os principais procedimentos realizados em cada etapa do reprocessamento de materiais, que deve ser descrita em protocolos institucionais. Destaca-se a lacuna de pesquisas com nível de evidência, voltadas para o reprocessamento de produtos para saúde.
Biblioteca responsável: BR2499