Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivência com a doença crônica na infância: percepção da família / Experience with chronic disease in childhood: family's perception / Experiencia con enfermedad crónica en la infancia: percepción familiar

Lopes, Alyssia Daynara Silva; Paixão, Thamires Vitória Arcanjo da; Santos, Camila Thayná Oliveira dos; Freire, Lays da Silva Fidelis; Rego, Mabelly Cavalcante; Paula, Ana Patricia da Rocha Lima de; Vieira, Ana Carolina Santana; Lúcio, Ingrid Martins Leite.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1119-1124, dez. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1368871
Objetivo: compreender a vivência da família no cuidado de crianças com doença crônica e as interfaces com a rede de atenção à saúde. Método: Estudo descritivo, qualitativo realizado em clínica pediátrica de hospital escola federal de Alagoas, após aprovação pelo comitê de ética. Os participantes foram familiares acompanhantes de crianças com doença crônica no processo de hospitalização. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro de 2019 a março de 2020, mediante uso de formulário, entrevista, diários de campos e uso do prontuário. Para análise das informações utilizou-se a técnica de análise temática. Resultados: Foram apresentadas em temáticas emergentes das falas sendo a vivência marcada pela descoberta do diagnóstico, contexto socioeconômico da família, rede de apoio à família e profissional, aspectos clínicos da criança, complicações e processo de hospitalização. Conclusão: A família depara-se com lacunas relacionadas à integralidade em saúde, a continuidade do cuidado, ao sistema de referência e contra referência no Sistema Único de Saúde, a ineficiência nos processos de comunicação entre família-criança-profissionais e aponta a limitação de serviços e profissionais especializados para a assistência eficaz. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2