Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção de lesões por pressão na pronação de pacientes Covid-19: construção de uma narrativa gráfica / Prevention of pressure injuries in the pronation of Covid-19 patients: construction of a graphic narrative / Prevención de lesiones por presión en la pronación de pacientes Covid-19: construcción de una narrativa gráfica

Soldera, Daniela; Soares, Cilene Fernandes; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Salum, Nádia Chiodelli; Stein, Mônica; Amante, Lúcia Nazareth; Sebold, Luciara Fabiane; Miranda, Gisele Martins.
Estima (Online) ; 19(1): e2921, jan.-dez. 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1370500

Objetivo:

construir e validar o conteúdo de uma narrativa gráfica sobre a prevenção de Lesão por Pressão na posição prona em pacientes acometidos pelo Coronavírus.

Método:

estudo metodológico descritivo. Para a construção da narrativa gráfica, foi realizada a revisão de escopo. A validação de conteúdo da narrativa foi realizada por enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva respiratória estomaterapeutas de Santa Catarina, os quais responderam a um formulário no Googleforms® com opções de resposta de discordo a concordo. A análise de dados foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo, considerando adequado > 0,80%.

Resultados:

os cuidados elencados para compor a narrativa foram avaliação da pele; manutenção da pele limpa e hidratada; utilização de dispositivos de redistribuição de pressão; utilização de espumas de silicone, filmes transparentes, spray formador de barreira e silicone sobre as proeminências ósseas, sob dispositivos médicos e em face. A posição recomendada é a do nadador, reposicionando o paciente a cada duas horas.

Conclusão:

a narrativa gráfica foi validada para enfermeiros experts cujo destaque está para os cuidados preventivos no sentido de promover o engajamento da equipe de Enfermagem frente à importância da prevenção da Lesão por Pressão no cuidado ao paciente com Coronavírus e pronado.
Biblioteca responsável: BR1980