Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados atribuídos por adolescentes a uma intervenção educativa sobre hanseníase / Significados atribuidos poradolescentes a una intervención educativa sobre lepra / Meanings assigned by adolescents to an educational intervention on leprosy

Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de; Bernardino, Fabiane Blanco Silva; Silva, Hellen Cristina Dias dos Santos; Silva, Karine Ferreira da; Silva, Sabrina Edvirges Garcia; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e56434, 20200000. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1375098
RESUMO

Objetivo:

descrever o significado atribuído por adolescentes a uma intervenção educativa sobre hanseníase mediada por jogos.

Método:

trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 30 adolescentes de uma escola pública de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Aplicou-se uma intervenção de enfermagem com jogos adaptados à temática. Os dados foram coletados por meio de gravações cujas falas dos participantes durante a última etapa da intervenção educativa foram transcritas e analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo temática.

Resultados:

os adolescentes expressaram alegria e satisfação por participarem da intervenção. Os elementos trazidos em suas falas enfatizam o aprendizado sobre os aspectos gerais da hanseníase adquirido dos jogos e a possibilidade de atuarem como agentes transformadores da realidade perante a hanseníase.

Conclusão:

tal intervenção demonstrou potencial para a construção coletiva de saberes sobre a hanseníase com vistas à desmistificação dos falsos conceitos e mitos atribuídos ao agravo. Espera-se que a partir deste estudo a intervenção possa ser aplicada em diferentes contextos com vistas à promoção da saúde e prevenção da hanseníase.
Biblioteca responsável: BR513.1