Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O itinerário terapêutico da criança com doença falciforme / El itinerario terapéutico del niño con anemia falciforme / The therapeutic itinerary of the child withfalciform disease

Petri, Thaís Costa Nascimento; Nascimento, Luciana de Cassia Nunes; Depianti, Jéssica Renata Bastos; Brotto, Léia Damasceno de Aguiar; Laignier, Mariana Rabello; Almeida, Marcia Valeria de Souza.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e50382, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1375099
RESUMO Objetivo: conhecer o itinerário terapêutico da criança com doença falciforme acompanhada em um ambulatório de hematologia de um hospital público infantil. Método: pesquisa qualitativa realizada em um ambulatório de hematologia pediátrica de um hospital público do estado do Espírito Santo. A coleta dos dados ocorreu no período de janeiro a junho de 2019 por meio da entrevista semiestruturada com 10 familiares da criança com doença falciforme. Os dados foram submetidos à Análise Temática. Resultados: o itinerário terapêutico se inicia a partir da descoberta da doença e encaminhamento aos serviços de saúde especializados. Os participantes relataram o conhecimento sobre a crise e quais os locais de atendimento que levam a criança para ser atendida. Além disso, houve relato quanto à frequência de consultas e o acesso ao serviço, demostrando não terem dificuldade com ele e estarem satisfeitos com o atendimento prestado. Considerações finais: o estudo revelou um itinerário terapêutico no qual a criança perpassa por serviços de saúde gerais no momento do diagnóstico e é encaminhada para o serviço especializado, na rede de atenção à saúde secundária, para seguimento do seu tratamento e prevenção das complicações. Além disso, os serviços de saúde são eficazes, porém centralizados.
Biblioteca responsável: BR513.1