Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção de fluxograma e protocolo de enfermagem para manejo da sífilis na atenção primária em saúde / Construcción de flujograma y protocolo de enfermería para el manejo de la sífilis en la atención primaria de salud / Construction of a nursing flowchart and protocol for syphilis management in primary health care

Barimacker, Saionara Vitória; Zocche, Denise Antunes de Azambuja; Zanatta, Elisangela Argenta; Rodrigues Júnior, Jaime Dias; Korb, Arnildo.
Ciênc. cuid. saúde ; 21: e59856, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1384529
RESUMO

Introdução:

a sífilis é uma doença facilmente tratável, porém, no Brasil, ainda é um problema de saúde pública.

Objetivo:

construir um fluxograma e um protocolo para manejo da sífilis em adultos na Atenção Primária à Saúde.

Método:

pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida em 2019, realizada com 42 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de um município no oeste catarinense. Para a etapa quantitativa aplicou-se um questionário autoaplicado, embasado nos protocolos vigentes do Ministério da Saúde. A etapa qualitativa ocorreu por meio de uma pesquisa participativa do tipo pesquisa-ação com oito dos 42 enfermeiros. Estes, em dois grupos focais, produziram coletivamente um fluxograma e um protocolo de manejo da sífilis em adultos e, posteriormente, após análise do material construído, validaram os documentos, por meio de análise de conteúdo, resultando em 100% de concordância.

Resultados:

os produtos construídos representam a descrição das melhores práticas profissionais a serem seguidas. O fluxograma apresenta as etapas no manejo, e o protocolo descreve as atividades que envolvem o atendimento relacionado à doença nos adultos atendidos na Atenção Primária à Saúde do município. Considerações finais a construção do fluxograma e do protocolo atenderam as necessidades dos profissionais da saúde, na qualificação do atendimento às pessoas com sífilis no município.
Biblioteca responsável: BR513.1