Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atendimento de enfermagem às mulheres em situação de violência sexual: representações sociais de enfermeiros / Nursing care for women in situations of sexual violence: social representations of nurses / Atención de enfermería a mujeres en situaciones de violencia sexual: representaciones sociales de los profesionales de enfermería

Santos, Davydson Gouveia; Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos; Giacomozzi, Andréia Isabel; Backes, Marli Terezinha Stein; Bordignon, Juliana Silveira.
Cogit. Enferm. (Online) ; 27: e79138, Curitiba: UFPR, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1384640
RESUMO

Objetivo:

conhecer as representações sociais de enfermeiros acerca do atendimento de enfermagem prestado às mulheres em situação de violência sexual.

Método:

estudo qualitativo, tipo exploratório-descritivo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado em um centro de referência de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com 20 enfermeiros. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo com apoio do software Qualitativa Data Analysis Mine.

Resultados:

revelam, na vivência do atendimento prestado, representações como condutas desenvolvidas pelos enfermeiros; dificuldades encontradas para o desenvolvimento das atividades assistenciais às mulheres em situações de violência sexual; e sugestões para melhorar o atendimento a essas mulheres.

Conclusão:

as representações sociais dos enfermeiros acerca do atendimento de enfermagem prestado às mulheres em situação de violência sexual estão ancoradas na execução de protocolos de forma humanizada, objetificada na noção de acolhimento.
Biblioteca responsável: BR501.1