Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Manifestaciones de la violencia en el noviazgo en personas estudiantes universitarias: una revisión integrativa / Manifestations of dating violence among college students: an integrative review

Guerrero Ramírez, Adriana María; Ramírez Chavarría, Yerlin; Rodríguez Bonilla, María Carolina; Muñoz Rojas, Derby.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), SaludCR | ID: biblio-1384855
RESUMO

Objetivo:

Identificar as manifestações da violência por parceiro íntimo em universitários.

Metodologia:

correspondeu a uma revisão integrativa que surgiu a partir da questão de pesquisa Quais são as manifestações apresentadas por um estudante universitário que sofre violência por parceiro íntimo? Uma estratégia de busca foi estabelecida durante o primeiro semestre de 2020 nas bases de dados EBSCO, Science direct, ProQuest, Lilacs, CUHSO Cultura Hombre Sociedad e também no portal de periódicos Scielo, incluindo estudos quantitativos e qualitativos em inglês e espanhol que utilizaram populações de estudantes universitários entre 18 e 26 anos de idade. Os critérios de exclusão dos artigos foram não ter critérios de acessibilidade e que o texto não estivesse completo. Foram encontrados 51 artigos, sendo 42 excluídos e utilizados na análise 9. Os documentos foram analisados pelo método de comparação constante.

Resultados:

As manifestações da violência por parceiro íntimo são complexas, portanto, são múltiplas as formas pelas quais aparecem desde aspectos psicológicos como comportamento, atitude, emoções e autoconceito, quanto social, físico, sexual e acadêmico.

Conclusão:

As manifestações são diversas e podem ser detectadas pelos profissionais de enfermagem nas diferentes dimensões das pessoas envolvidas.
Biblioteca responsável: CR1.1