Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Complexity of high-risk pregnancy care in the health care network / Complejidad de la atención a la embarazada de alto riesgo en la red de atención la salud / Complexidade do cuidado da gestante de alto risco na rede de atenção à saúde

Rodrigues, Débora Batista; Backes, Marli Terezinha Stein; Delziovo, Carmem Regina; Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos; Damiani, Pattrícia da Rosa; Vieira, Vanessa Maria.
Rev. gaúch. enferm ; 43: e20210155, 2022. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1389084
RESUMO Objetivo Compreender a complexidade do cuidado da gestante de alto risco na rede de atenção à saúde. Método Estudo qualitativo com referencial teórico do Pensamento Complexo de Edgar Morin e metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados, versão Straussiana. Coleta por amostragem teórica, participaram doze profissionais de saúde e sete mulheres usuárias da rede de atenção em um município do sul do Brasil no período de julho a outubro de 2018. Análise por codificação aberta, axial e integração seletiva. Resultados O fenômeno "Cuidando da gestante de alto risco na rede de atenção à saúde", compreende quatro categorias Percebendo a autonomia na tomada de decisões; Promovendo o cuidado; Desenvolvendo um trabalho multiprofissional e Acessando a rede de atenção à saúde. Conclusão Toda gestante de alto risco deve ser vista como um ser singular e multidimensional com cuidado integral e contínuo, que abrange a complexidade do real a nível local, regional e global.
Biblioteca responsável: BR21.1